Informações › NotíciasObras Públicas

Sexta, 09 de Fevereiro de 2018

Prefeitura estuda projeto para revitalização e modernização da iluminação pública

Edital de PMI deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano

Bento Gonçalves deve lançar no primeiro semestre deste ano um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão da modernização, expansão, gestão e manutenção da rede de iluminação pública do Município. O objetivo é atualizar o parque de iluminação pública da cidade, com a troca integral das atuais lâmpadas por luminárias de LED, garantir a manutenção constante do serviço e criar mecanismos de controle de gestão que facilite o atendimento ao usuário.



No ano passado, a Prefeitura já havia autorizado, sem ônus, a realização de estudos de viabilidade técnica e financeira para a Companhia Paulista de Desenvolvimento, empresa especializada nesta área, a fim de estruturar o estudo de Parceria Público-Privada (PPP).



Os estudos apresentados já estão em análise pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Mobilidade Urbana. O contrato formulado consiste na ampliação e a troca de todos os 13 mil pontos de luz por lâmpadas que reduzam o consumo de energia e ampliem a luminosidade, além da manutenção do serviço entre 15 a 25 anos.



"O PMI é uma moderna forma de recebimento de projetos por parte da Administração. Não há ressarcimento dos projetos a não ser em caso de vitória na licitação por empresa diferente da que realizou o trabalho, em teto fixado pela municipalidade", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin.



Outra necessidade será a implantação da telegestão. Com isso, todas as lâmpadas serão acionadas por um sistema único que garante ao operador da rede saber a exata localização de cada ponto de luz e receber quase instantaneamente informações de desempenho e de falhas, como, por exemplo, lâmpadas queimadas no sistema. Essa agilidade facilita a manutenção da rede, pois os problemas não dependem apenas de rondas.



"Hoje, as lâmpadas são acionadas por fotocélulas que quando escurece, a luz é acesa. O problema é que esse é um sistema passível de erros, fazendo com que alguns postes não liguem ou não desliguem, sem contar as luminárias, e outros componentes que precisam ser substituídos rapidamente", ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli.



Depois de lançada a PMI, o Comitê Gestor das PPPs, que já foi instituído, fará análise das propostas e posteriormente o edital de chamamento de empresas que queiram fazer a parceria com o Município.



O projeto também visa garantir maior segurança aos munícipes, "a partir dessa modernização, além de diminuirmos consideravelmente os locais ermos propícios à ação de deliquentes, poderemos inclusive através de um sistema moderno e inteligente, ter a possibilidade de incluirmos câmeras de videomonitoramento acopladas no sistema de lâmpadas de LED. Por meio dessa iniciativa, iremos possibilitar que a Brigada Militar possa ter acesso através dessas câmeras, a locais hoje não monitorados, ampliando dessa forma, a prevenção de delitos", afirma o secretário de Segurança, tenente coronel José Paulo Marinho.

Fonte: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo